quarta-feira, 10 de março de 2010

Pinchos

Pinchos são considerados as "tapas" do País Basco. São servidos, geralmente, em um pedaço de pão e existem um milhão de diferentes sabores... até doces, uma delícia!

O nome pincho é por causa do palitinho que vem com o pãozinho. Você come, come, come, depois come mais, e mais e mais... e finalmente, se der vontade, come mais um (:))), leva os palitinhos para o caixa e paga o tanto de palitinho que está no seu prato. Pois é... aí é que entra a tradição. Como os donos dos "bares de pincho" já sabem que as pessoas não pagam todos os palitinhos, o preço é salgado - 1,80, mais ou menos, por pincho. Os espanhóis fazem assim: a cada 3 pinchos, 1 palitinho vai para o bolso ou simplesmente cai num cantinho escondido do bar. Ninguém está sendo desonesto! Essa é a tradição, e é divertida para eles. Você acaba pagando um preço justo, ou o preço que você acha que é justo, porque, lógico, tem gente que abusa. E quem é estrangeiro e não sabe de nada, paga tudo mesmo!

Levei a Fê e o Bruno a um bar de Pincho que eu adoro aqui em Barcelona. Eles adoraram e repetiram a dose! Voltaram lá para devorar mais pinchos e dar o golpe no bar também.. já viu né, carioca?!? O Bar se chama Euskal Etxea - que significa País Basco em basco.... Imaginem.. o catalão dá para ter uma idéia do que eles falam, o galego também... mas o basco é uma língua completamente diferente, e para os espanhóis - "elles hablan chino!" São mais radicais que o catalão com relação à Espanha. Vou para Bilbao e San Sebastian (fazem parte do País Basco) este fim de semana. Conto para vocês depois a aventura na terra dos pinchos e... do ETA...

4 comentários:

Unknown disse...

Ói Janaína que legal, me deu vontade de comer, delicioso. É outra região que eu tenho vontade de conhecer. A Espanha é muito diversificada, muitos contrastes, beijos Angela

Unknown disse...

Hahaha...deve ser o jeitinho espanhol!

Fiquei com água na boca com essa foto!

Boa viagem!

Beijos, Sara.

Unknown disse...

ai q saudade!!!

Unknown disse...

vou pedir pro bruno, ele está com o contato dela. Manda as fotos pra gente depois, quando der, é claro!!