Em uma Kebaberia, no centro de Barcelona:
- Hola Señor, no puedes utilizar el baño, se no consomes, perdón.
- Voy al baño por un minuto, que pasa?
- Señor! Señor! Señor...
Depois de utilizar o lavabo, o catalão volta espraguejando e o funcionário, de origem árabe, atrás:
- No puedes utilizar el baño, se no consomes, es una tienda privada!
- Mira! Estás en España, e yo soy español, aqui hago o que quiero, es mi país. Se no le gusta, vuelve a su país!
E o trabalhador, inconformado, mas calado, voltou a seu posto de trabalho... constrangido, humilhado e impotente.
Hoje, falamos sobre o tema na aula. Inacreditável, mas aqui, a loja que não tiver sua placa, letreiro, cardápio e outras coisas em catalão, provavelmente, será multada. O cliente também pode denunciar o lojista ou restaurante onde o dono, garçons e funcionários não falem em catalão. É o que aconteceu com o irmão da minha professora, que é venezuelano e morou em Madrid sua vida toda. Tem uma loja aqui em Barcelona agora. O cliente reclamou, pois ele não fala fluente o catalão. Foi multado. É uma tensão, e minha professora que antes gostava de treinar seu incipiente catalão com seus amigos, hoje não gosta mais. Para ela, parece nazismo.. um pouco forte a palavra, mas que com a crise econômica, a intolerância aumentou bastante, isso aumentou. Para piorar, os roubos estão cada vez mais violentos, os imigrantes cada vez mais cansados de serem marginalizados e maltratados, e a Catalunya parece uma panela de pressão... região com personalidade forte... amanhã vou assistir um seminário sobre imigração, vamos ver o que eles falam.
Um comentário:
nossa, que loucura.tinha nem noção disso.
Postar um comentário