quarta-feira, 24 de março de 2010

REBAJAS!!!!

(foto: internet)

Já vou logo avisando: este post interessa mais às mulheres, por isso rapazes - não reclamem que estou dando dicas para suas mulheres/namoradas de compritchas básicas por essas bandas... As rebajas aqui praticamente já estão no final, mas ainda vejo sacolas para lá e para cá... e me pergunto: cadê a crise???? As pessoas compram sem parar e mesmo assim compram menos do que nos outros anos... loucura!! Eu, myself, aproveitei umas rebajas por aí... claro! O problema é o peso da mala agora... Enfim, valeu a pena! Aqui, quando tem desconto, tem desconto mesmo! não é igual ao Brasil que eles aumentam o preço na calada da noite e reduzem para o mesmo preço no dia seguinte, ridículo.

Dentre as minhas compritchas favoritas, estão claro: Zara, Mango, Blanco, Sisley, H&M, etc e tal. Agora, as coisas diferentes mesmo são essas:

www. vaho.ws (utilizam propaganda de rua, das universidades, dos periódicos, de tudo e fabricam seus produtos reciclados, é muuuuito legal! Super cool aqui...)
www.desigual.com (fazem roupas e acessórios super divertidos, como colagens! O único probleminha é que tem um estilista meio famosinho aqui, dono das lojas "Custo" que está processando a Desigual. Motivo: A Desigual copia em gênero, número e grau as roupas Custo.. não discordo totalmente... mas a Desigual é mais acessível para nós, pobres mortais... :)))
www.naturaselection.com (muito legal, também da linhagem "vamos salvar o planeta e blabla", com produtos super transados e com um preço muito acessível... agora... vamos falar sério???? Lema: "vamos salvar o planeta" e quando você olha na etiqueta do produto e lê: made in China, não tem nem o que falar, né?
www.habitatstore.com (estilo tokstok, bem mais transada e mais barata) e claro a
www.ikea.com (que não é espanhola, mas resolve o problema de todas as casas na Europa...)

É isso. Infelizmente não aceito encomendas, pois não tenho mais mala, nem posso colocar nem 1 kg a mais! Tive que enviar coisas pelo correio para a casa da minha prima, senão o preço que eu pagaria para a cia aérea seria o triplo!!!!

Beijos e quando vierem a Espanha, aproveitem as rebajas!!

terça-feira, 23 de março de 2010

Minhas frases e palavras preferidas em espanhol...



!Que fuerte! (é a minha favorita... eles falam de um jeito, que é forte mesmo..rsss)
Alucino..... (lógico que se fala com a língua entre os dentes no Ci... que fuerte!)
No pasa nada! (existem pouquissímas palavras em espanhol com ss, aliás a única que conheço é um nome próprio - Picasso!! hahaha)
?Estás flipando? (não tenho interrogação nem exclamação ao contrário, então vai assim mesmo.. essa quer dizer - está louco/a?)
Vale, hombre! (está bem, homem! mas o hombre aqui pode ser falado para um homem ou também para uma mulher...)
Es ou Está fatal.... (terrível!!)
Es ou está de muerte (ótimo!!)
Pijos e Pijas (nossos mauricinhos e patricinhas)
Que guay!! (como se fosse: Que legal, que bonito...)
Te quiero! (esse todo mundo sabe...!!!! hahaaa)

Ai... já sinto saudades... ooopss!! Yá hecho de menos!!!!!

segunda-feira, 22 de março de 2010

Picasa atualizado...

http://picasaweb.google.com/soaresjana14

Mis Cumpleaños Parte 2

Falando em amizade, tem essa pessoinha aí da foto, a Ma para os íntimos e Marina para os menos íntimos, porque essa faz amizade até com a parede! Ela não sabe o tanto que ela foi importante para mim por essas bandas, por esses tempos... é uma pessoa muito especial, que vai ficar para sempre num canto do meu coração e, claro, ainda passaremos por muito mais coisas juntas! Morro de rir com ela, e ninguém melhor aqui para ter passado a noite do dia 18 comigo na Terra dos nossos tataravós (pelo menos no meu caso) - Portugal (Lisboa).


Vamos começar do início... acordei com aquela ressaca e fui para a escola, claro! Tinha prometido brigadeiros para a tchurma e para meu professor favorito, o Marc. Quase não consegui assistir a aula, mas valeu pelos sons que ouvia: "hum, ham, ual, que bueno ese brigadeiro! Estupendo, hum, inham.. hum.." rsss... mas antes dos brigadeiros, assim que acordei, as chicas do meu apartemento já estavam me esperando com mini-bolos, uma vela, cantando Feliz Cumpleaños... foi uma graça, lindinhas essas meninas... fui para a aula, "me pasé fatal", pois estava muito cansada e voltei para a casa, afinal ainda tinha que fazer a minha mochila de Lisboa.


Cheguei em cima da hora e só tinha tempo para um banho rápido e para arrumar a mochila. As meninas me esperavam novamente, dessa vez com 2 presentinhos, um enfeite na porta do meu quarto e uma caixinha de desejos..hahaha é isso mesmo!! Ganhei dois mini-guias: um de Istambul e outro de Paris, que gracinhas!! A caixinha de desejos foi feita por elas mesmo e cada uma colocou um desejo para mim... e eu tenho que colocar os meus desejos também.. gente, é inimaginável o turbilhão de sentimentos nessas horas... chorei, disse que eu estava sendo muito mimada aqui e que assim eu não iria embora nunca! Tiramos fotos, demos risadas, comemos mais um bolinho e .... me esqueci do horário. Para variar, novamente, eu quase perco o vôo, mas, novamente, deu tempo... ufa!


Amei Lisboa! Me senti um pouco no Brasil... fui super bem recebida e bem tratada por nossos companheiros portugueses. Eu não tinha idéia de quão gentis e amáveis eles eram... a maioria dos brasileiros vem para Portugal e volta contando piadas de situações engraçadas relacionados aos portugas, e claro que também presenciei isso, mas não foi o mais importante. Sei que serei sempre bem vinda na Terra de Fernando Pessoa e voltarei muito mais vezes, com certeza!


Comemos hã.. tipo, há.. não tenho nem palavras para descrever! Comemos tão bem e era tão barato que a gente não acreditava... os créditos vão, claro, para a Déia, o Marcelo e o Vinícius que nos deram dicas preciosíssimas para nossa aventura gastronômica. No dia 18 jantamos no Petiscaria Ideal.. perfeito! Nos outros dias passeamos bastante, andamos muuuuuiiiito e comemos..rss comemos no Café Buenos Aires com uma vista perfeita para o Castelo de São Jorge, anoitecendo, com uma mantinha para aquecer, parecia filme!! Não posso me esquecer do famoso pastel de Belém, o original! Tudo foi muito perfeito, muito gostoso, muito agradável, só posso agradecer pelo dia 18 desse ano. Domingo chegou, infelizmente... Foi minha despedida da Ma.... ela volta para o Brasil semana que vem. O bom é que nos veremos em São Paulo muitas vezes, quem sabe muito mais vezes do que estamos imaginando!

Mis Cumpleaños Parte 1

Passei a metade do meu aniversário em Barça e a outra metade em Lisboa... mas sobre a Parte 2 falo depois.... foi incrível perceber o imenso carinho que sinto pelas pessoas que fazem e fizeram parte da minha história aqui e o carinho que elas também sentem por mim. Convidei, despretenciosamente, todas as minhas colegas e companheiras e ex comapanheiras de piso (apartamento) para comer uma pizza no Pepe e tomar uma cervejinha e umas tequilas também...


O Pepe se tornou um dos meus locais favoritos para bater papo, comer e beber. Fica na área do Ravall, um bairro ao mesmo tempo "cool" e marginal da cidade, dependendo do ponto de vista. Fica em frente à faculdade de comunicação e próximo ao metro Universitat. Levei o casal Fê/Bruno lá, então eles podem confirmar minha adoração pela birosca. A pizza é pitoresca e muito gostosa. Você pode colocar o que quiser! A base (tomate + mozzarella) custa 3,00 + 0,25 cents por ingrediente... tem gente que coloca tanta coisa, que você não sabe mais se é pizza ou mexido com massa de pizza, bizarro.


Ficamos por lá até quase meia-noite e logo depois fomos comemorar o dia 18 em outro lugar, com estilo marroquino, com direito a dança típica e mojito mexicano, outra mistureba!!! Não deu outra, foi super divertido, dançamos muito, ganhei presentinhos e uma ressaca para o dia seguinte.

O melhor presente, claro, foram as amigas verdadeiras que percebi ter feito aqui... não interessa se continuaremos a nos falar depois, se realmente iremos nos visitar, ou o que vai acontecer daqui para frente... O que realmente valeu foi o momento; e naquele momento eu estava muito feliz e quase completa... faltaram meus amigos queridos aí do Brasil e minha família... saudades, mil beijos e obrigada a todos pelos votos de felicidade!

terça-feira, 16 de março de 2010

Fotos pós photoshop que a Alisa fez... ela até tirou o machucado que estava no meu nariz!!! Ótimo!
















Pois é....


País Vasco ou Basco....

Tivemos a maior sorte! Estávamos em San Sebastian e, de repente, um montão de gente começou a se aglomerar. Achamos ótimo porque pensávamos que algum show aconteceria... as pessoas foram chegando e chegando e chegando e não parava de chegar gente nunca! Começaram a gritar algo em vasco e não entendemos nada, até que gritaram em espanhol: "Policia Asesina! Policia Asesina!" Era uma manifestação...

Um "suposto" integrante do ETA estava desaparecido havia quase 1 ano. Seu corpo foi encontrado há 3 dias em um hospital, como indigente, em Tolouse, na França. Segundo a imprensa, o grupo ETA declarou que Jon, o suposto integrante encontrado morto, havia sido assassinado pela polícia espanhola porque levava uma importante soma de dinheiro para um parte do ETA na França. Segundo a polícia, a autópsia realizada pelo hospital confirmou morte natural, já que ele tinha problemas de saúde (câncer) e estava em tratamento.

A família, amigos e muitas mil pessoas não "engoliram" o conto e realizaram a tal manifestação, domingo, em San Sebastian. Pela foto não dá para ver, mas tinha muita gente mesmo! Não parava de passar gente e chegou a um ponto que algumas pessoas começaram a correr e a polícia do outro lado, daí pensamos: Fu....

Não aconteceu nada, apesar da correria, a manifestação foi pacífica e também teve como tema a independência do País Vasco. Gritavam "polícia asesina", "independência" e outras palavras em Vasco. Enfim, ainda vai rolar muita coisa, vamos ver no que vai dar...

No mais, a viagem foi super legal! Bilbao é uma mescla do moderno com o antigo e San Sebastian, mais antiguinha e muito bonita. Bilbao não é tão turístico quanto San Sebastian, então para comer e se hospedar, é muito mais barata. As pessoas são simpaticíssimas! Os mais velhos não falam vasco, nem seus pais falavam, nem seu filhos falam, já seus netos estão aprendendo na escola. Já nos pueblos menores, as pessoas falam mais essa língua, que para mim e para a Alisa, parecia japonês! Nada com nada, muito engraçado e me pareceu muito difícil. Quanto aos pinchos.. hum.... as fotos falarão, atualizarei meu picasa hoje! Beijos e até a próxima...

quinta-feira, 11 de março de 2010

Sí, corté mi pelo!!!!!!



Sim, galera... cortei meu cabelo aqui em Barcelona.. Todo mundo falava: ai, cuidado, eles são muito "fashion", são meio loucos, sei lá, né..." Quer saber? Adorei!!!! Tá certo, o Juanito (Juan, eu que já fiquei íntima do bofe) levou quase 1 hora para cortar a p. do cabelo, mas foi super aprovado. Ele lavou, cortou, secou e só custou 19 euros!!!!!!!!!!! Nessas horas, eu fico com uma raivinha do Gill.....rssss o único problema foi a franja... ficou maior do que estou acostumada e fica caindo no meu olho, mas já me adaptei! Sim, rápido assim... está tudo ótimo!
A frente está um pouco maior que a parte de trás, bem "fashion" rssss e o Juanito falou para eu voltar antes de ir embora, pois ele quer melhorar ainda mais! Gente, o bofe é o óoooo!!!!! Cobra só 19 euros e ainda quer melhorar!!! Amei.... não vou embora de Barcelona. As francesas disseram que para cortar o cabelo na França custa, mais ou menos, 160 euros!!!!! Quando eu saí hoje, parecia que tinha um monte de cabelo igual ao meu na rua ou o meu igual ao monte de cabelo rsss... Pero, no pasa nada! Vou para Portugal, com cara de Espanhola, ora pois!
A Andréa estragou minha exclusão deste comentário... sempre que eu chego em casa de madrugada, um pouquinho mais para lá de bagdá (só um pouquinho!), eu faço um post, e no outro dia de manhã, apago!!!! kkkkkk Lógico, não escrevo bulufas com nada ou então escrevo sobre o meu corte de cabelo!?! Fui apagar hoje pela manhã, mas já tinha um comentário da Déia, então deixa para lá, fica aí mesmo, assim não preciso mandar foto do meu corte a "la espanhola" por email para todos vocês. Ya está! Besos e me voy a Bilbao!

quarta-feira, 10 de março de 2010

Pinchos

Pinchos são considerados as "tapas" do País Basco. São servidos, geralmente, em um pedaço de pão e existem um milhão de diferentes sabores... até doces, uma delícia!

O nome pincho é por causa do palitinho que vem com o pãozinho. Você come, come, come, depois come mais, e mais e mais... e finalmente, se der vontade, come mais um (:))), leva os palitinhos para o caixa e paga o tanto de palitinho que está no seu prato. Pois é... aí é que entra a tradição. Como os donos dos "bares de pincho" já sabem que as pessoas não pagam todos os palitinhos, o preço é salgado - 1,80, mais ou menos, por pincho. Os espanhóis fazem assim: a cada 3 pinchos, 1 palitinho vai para o bolso ou simplesmente cai num cantinho escondido do bar. Ninguém está sendo desonesto! Essa é a tradição, e é divertida para eles. Você acaba pagando um preço justo, ou o preço que você acha que é justo, porque, lógico, tem gente que abusa. E quem é estrangeiro e não sabe de nada, paga tudo mesmo!

Levei a Fê e o Bruno a um bar de Pincho que eu adoro aqui em Barcelona. Eles adoraram e repetiram a dose! Voltaram lá para devorar mais pinchos e dar o golpe no bar também.. já viu né, carioca?!? O Bar se chama Euskal Etxea - que significa País Basco em basco.... Imaginem.. o catalão dá para ter uma idéia do que eles falam, o galego também... mas o basco é uma língua completamente diferente, e para os espanhóis - "elles hablan chino!" São mais radicais que o catalão com relação à Espanha. Vou para Bilbao e San Sebastian (fazem parte do País Basco) este fim de semana. Conto para vocês depois a aventura na terra dos pinchos e... do ETA...

terça-feira, 9 de março de 2010

Champanaria



Um dos meus lugares favoritos aqui em Barcelona! Tá certo.. tem muito turista, é muito cheio (a ponto de você ser esmagada para poder pedir uma cava..rss), mas me sinto em casa! Adoroooo! Hoje fui pela 5º ou 6º vez, nao sei... já fui com a Caroline e o Carlos, com o Edu e a Vera, com a Paulinha e hoje voltei com a Vera (Holandesa) e a Camila (brasileira mesmo). A Vera queria converar... seu brasileiro aprontou... para variar. Tomamos cavas, comemos tapas, depois fomos a outro bar no bairro gótico e ainda consegui pegar o metro par voltar para a casa.

A Champanaria tem garços mal educados e grossos, ma tem um que já me conhece e consegue sorrir, quando falo com meu acento sulamericano "por favor, tres cavas - dos rosadas para mis amigas e una brut para mí mesmo" Ele morre de rir com o "para mí mesmo" hahaha ... eu sei que não faz nenhum sentido, mas me acostumei e vou falar assim, porque, pelo menos, arranco uma gargalhada do homem e um serviço com mais agilidade.

O lugar é pequeno, espremido, as pessoas falam alto, se esmagam, mas eu adoro! A melhor??? Não se pode fumar lá dentro, ou seja, ficou em primeiro lugar na minha lista de preferências - Me encanta! Ainda voltarei mais, beberei mais cavas, conhecerei mais gente... aliás, falando nisso.. Fernanda e Bruno, vocês escreveram para a .... como era mesmo o nome da catalã que iria me mandar a receita da melhor paella espanhola????

A mesma foto.. mas hoje de manhã. Vá entender?!?


segunda-feira, 8 de março de 2010

Neva lá fora....



Nossa, está tudo branco lá fora!!!! Inacreditável, quanta neve... parece Edimburgo, onde estive para o revellion esse ano. Amanhã, já abre um pouco, mas continua frio e semana que vem, mínima de 11, 12 e máxima de 18, 19.... dá para acreditar??????? Tirei esta foto da minha varanda hoje..

Este fim de semana fui a Madrid. Conclusão: Barcelona é ótima para passear = Rio de Janeiro, mas Madrid, tive a impressão, ser muito melhor para morar = São Paulo (sem o trânsito, com um metrô invejável e muito mais segura). Enfim, adorei a cidade, apesar da chuva e frio. Fiquei num Hostel pela primeira vez!!! Hostel = albergue. O legal de albergue é que se você estiver viajando sozinha, não era meu caso - fui encontrar uma amiga que está estudando lá, é ótimo para conhecer pessoas e vagar pela cidade com seus novos amigos... o ruim de albergue é que você simplesmente não dorme... Saí os dois dias que estava lá, e chegava tarde, cansada, querndo fechar os olhos por algumas horas e foi simplesmente impossível. Pessoas saindo e chegando o tempo todo, acendendo as luzes, fazendo barulho, uma bagunça! Não dei sorte também, pois só tinha quarto com 12 camas!!!! Ou seja, 12 pessoas em um quarto... nada tranquilo... mas foi legal a experiência, só descobri que estou muito velha para isso!! rsss A próxima vez, pegarei um quarto com menos gente, acho que 4 está de bom tamanho.

Enfim, Madrid fez com que eu me sentisse mais em casa... não sei porque.. mas fez.. e me fez pensar em mudança, não sei, quem sabe...

domingo, 7 de março de 2010

Sobre a vida...

Estávamos eu, Alisa e Ida tomando um vinho e conversando sobre a vida na quinta à noite. Ida, de repente, fala: "nunca fui tão feliz com tão pouco. Só posso gastar 10 eur por dia e a felicidade só aumenta"... quando conheço pessoas assim, fico esperançosa. A gente mora num mundo totalmente diferente daquele que faz Ida feliz. 10 euros por dia? A princípio, me parece impossível. Ida continuou falando e contou que quando chegou em Barcelona achava que não ficaria 1 mês, depois 2 meses, 3 meses e já está aqui há quase 1 ano. Agora, diz ela, "já me sinto desta cidade, meu vizinho fala comigo e isso já é uma conquista". Os catalães tem a fama de serem fechados, mal-humorados, briguentos.. mas dizem que quando você faz um amigo catalão, é um amigo para sempre.



Ida contou também da amizade da sua família com Trotsky. É isso mesmo! Aliás, quando ele ficou um tempo na Noruega, antes de ir ao México, se hospedou na casa de seu avô. Seu avô, comunista, assim como seu pai... mas ela não. Ela não pensa em política. Ela quer viver feliz, sentir a brisa do vento em seu rosto enquanto caminha pela praia, pensar no aluguel no fim do mês e ya está...

Então, ficamos ali bebendo e conversando e decidimos sair para beber e conversar, e já era de manhã, e eu quase perdi meu vôo para Madrid e quase não dormi esse fim de semana. Então por hoje é só... depois conto de Madrid. Até...

quarta-feira, 3 de março de 2010

E por falar em tensão urbana...

"Agotadas las tentativas posmodernas, fracassado el intento de prolongar el dogmatismo de las vanguardias a través de la estéril sustitución del arte por los processos ideológicos, en la primera década del siglo XXI el arte en cierto modo ha vuelto a si mismo. Han vuelto las ideas estéticas, ha vuelto la emoción y lo han hecho por la vía de una experiencia: el malestar urbano."

Josep Ramoneda

(fonte: site cccb)


A exposição vai de 25.2 a 24.5 - Para os idealizadores, a atopia é o sentimento e mal estar do individuo frente a cidade nos dias de hoje, que não representa o paraíso sonhado ou prometido que nos oferece a utopia. A exposição trata justamente da tensão entre a cidade que cada vez mais se individualiza e cria vida própria e indivíduo que se massifica. (tentei traduzir a explicação do site cccb.org, para mais informações). Interessante, não?

Imigração

Em uma Kebaberia, no centro de Barcelona:

- Hola Señor, no puedes utilizar el baño, se no consomes, perdón.
- Voy al baño por un minuto, que pasa?
- Señor! Señor! Señor...
Depois de utilizar o lavabo, o catalão volta espraguejando e o funcionário, de origem árabe, atrás:
- No puedes utilizar el baño, se no consomes, es una tienda privada!
- Mira! Estás en España, e yo soy español, aqui hago o que quiero, es mi país. Se no le gusta, vuelve a su país!

E o trabalhador, inconformado, mas calado, voltou a seu posto de trabalho... constrangido, humilhado e impotente.

Hoje, falamos sobre o tema na aula. Inacreditável, mas aqui, a loja que não tiver sua placa, letreiro, cardápio e outras coisas em catalão, provavelmente, será multada. O cliente também pode denunciar o lojista ou restaurante onde o dono, garçons e funcionários não falem em catalão. É o que aconteceu com o irmão da minha professora, que é venezuelano e morou em Madrid sua vida toda. Tem uma loja aqui em Barcelona agora. O cliente reclamou, pois ele não fala fluente o catalão. Foi multado. É uma tensão, e minha professora que antes gostava de treinar seu incipiente catalão com seus amigos, hoje não gosta mais. Para ela, parece nazismo.. um pouco forte a palavra, mas que com a crise econômica, a intolerância aumentou bastante, isso aumentou. Para piorar, os roubos estão cada vez mais violentos, os imigrantes cada vez mais cansados de serem marginalizados e maltratados, e a Catalunya parece uma panela de pressão... região com personalidade forte... amanhã vou assistir um seminário sobre imigração, vamos ver o que eles falam.
(imagem: quadro de Picasso - Abrazo)

Pois é, como ainda não tenho nome para esse blog, aceito sugestões. Por enquanto, só escrevo o que me der na telha mesmo.

Ontem, fui, mais uma vez, ao Museo Picasso. Desta vez, para uma visita guiada. Adoro visitas guiadas! Você observa a obra com um novo olhar, e muitas vezes, você entende a obra de fato! O problema é que eu estava muito, muito cansada, gripada e com conjuntivite!!!!! Dá para acreditar? Foi muito bom, mas ao mesmo tempo não aproveitei 100%.

Este fim de semana irei a Madrid e vou pegar a visita guiada no Museo Prado e no Reina Sofia, além de aproveitar a cidade com a Marina, que

está preparando um super roteiro, pois ela já está por lá há algum tempo. Ninguém acreditaria no que estou fazendo agora com as minhas roomates... e nem vou contar!!!! hahahaha segredo de moçoilas!
bjos e até!