quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

SIRENES...

     Londres também combina com..... SIRENE!! Isso mesmo.. nunca ouvi tanto barulho de sirene igual ouço aqui!! De polícia, de ambulância, de qualquer coisa....rsss

      Enfim, voltei do meu encontro com o Banco Mundial, em Bradford, satisfeitíssima. Como dizem aqui, o mais importante não são as notas, mas o network que você faz, e conheci pessoas legais e divertidas! Pessoas do Banco Mundial, o que é bastante importante, e um ex prefeito de La Paz que contou sua história de combate à corrupção na cidade. Ronald Mclean - Abaroa seu nome. Ele até escreveu um livro contando o desafio que foi chegar à prefeitura de uma cidade que estava falida, onde TODOS os funcionários eram corruptos em algum grau, e ele não podia combater as pessoas, mas fez melhor - combateu o sistema. É uma história interessante, de coragem. Se alguém se interessar, é só "googa-lo" na internet! :D Essa daí é Bradford!

      Sirenes... sim, eu estava escrevendo sobre sirenes... e Londres, e como combinam. Londres, no entanto, combina com muita coisa legal também! Combina com musicais, combina com restaurantes do mundo inteiro (menos com a comida daqui argh...), combina com muffins (vocês não estão vendo minha cara de gulosa feliz agora!!), combina com bicicleta (não, eu não estou indo de bike pra aula, acho meio perigoso e sou totalmente desajeitada! Mas a Fernanda e o Herbert estão...), combina com pub, claro... então combina com bêbados! Como tem gente bêbada aqui.... não sei se falei sobre isso antes, mas isso me impressiona a cada dia. São executivos e executivas que saem de seus trabalhos as 18hs e vão pros pubs beber.... e beber.. e beber... e cambelar pelas ruas e cair... e fazer xixi nas calças no meio da estação de metrô (com vestidinhos de trabalho!!!!). Outro dia, a Fernanda estava chegando em casa de bike e o carro na frente dela freou abruptamente. Um cara caíra igual a um saco de batatas no meio da rua! Segundo ela, o cara parecia que tinha levado um tiro, porque caiu de cabeça no chão, como se tivesse sido assassinado, pois nem tentou colocar a mão para amortecer a queda. Quando ela viu, ele estava totalmente bêbado e o amigo dele fazendo xixi em cima de um carro, resmungando alguma coisa. Que loucura! Se o motorista do carro não tivesse visto, pumba! Passava com o pneu por cima da cabeça do sem-noção! E adivinhem? Eram 10 horas da noite!! Sim, essa é a hora que eles estão mais que trêbados.

      Enfim, no outro dia cedo eles estão no metrô, como se nada tivesse acontecido, fedendo a cerveja...rsss mas, coisas da Inglaterra! Dizem que os irlandeses são piores!! Fora isso, é uma cidade agradável..hahaha. Pra falar a verdade, acho que Londres deve ser mais legal que Paris para MORAR. Claro, Paris é mais bela, mais romântica, mas Londres é mais viva! Paris tem um certo ar melancólico, Londres tem um certo ar... cinza?!?! Rsss não, é um cidade com infinitas coisas para fazer e ver. A gente volta dos lugares, às vezes, 3 horas da manhã e se sente seguro! Já voltei até de bicicleta nesse horário!! Em Paris, pelo menos em algumas regiões, fiquei meio apreensiva de DIA!! Não sei... eu me sinto menos segura lá, mas minha amiga que mora lá e que já morou aqui, disse que Londres é mais perigosa. Isso é outra coisa interessante! A sensação de perigoso para eles! Em Bradford, eu queria sair para jantar à noite, pois a cidade é famosa pelo curry. Três pessoas diferentes me disseram para que eu não saísses sozinha, pois havia uma certa rua entre o meu hall e os restaurantes muito perigosa para um "moça". Era uma rua de prostituição, drogados, etc... enfim, não saí, comprei coisas num supermercado e fiquei no hall na minha primeira noite, afinal de contas, eu não era da cidade e os próprios moradores me alertaram quanto ao perigo. No outro dia à noite, fomos à tal rua de restaurantes com os  outros bolsistas e tan tan tan tan!! Não, nada perigoso. Tudo normal. Tudo bem, não passamos diretamente pela tal rua de prostitutas, mas passamos próximos e no dia anterior, minha amiga iraquiana que não sabia do tal perigo, chegou à cidade meia-noite e foi andando pro hall pela rua perigosa... ela não viu nada além de estudantes bêbados. A violência pra eles é muito diferente da violência a qual estamos acostumados... disso vou sentir falta quando voltar pro Brasil... da sensação em morar numa cidade tão cosmopolita e mesmo assim, tão segura. E o mais intrigante, numa cidade com tantas sirenes policiais...

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Foi só eu falar que os dias estavam lindos e ... pronto! Agora só chove.. chove... e a temperatura promete chegar a 0 nesse fim de semana... em Londres!! Eu estarei no norte da Inglaterra - Bradford, onde os ponteiros marcarão -1, -2, -3... oh well!!

Vou a um encontro de bolsistas do Banco Mundial! Promete! Network, discussões sobre políticas públicas e frio, claro. Bradford era uma cidade bem industrial, famosa por sua indústria têxtil, mas atualmente é bem conhecida por outro motivo: a melhor cozinha indiana do Reino Unido!! Isso mesmo, vou me empanturrar de spicies, curries e chapatis!  

Conto depois do encontro, agora volto aos meus essays e alucinações... bjos, té. Ah e pra quem ainda não viu a foto de uma das entradas da minha universidade, LSE, aí está... e no outono, lindo!



sábado, 24 de novembro de 2012

Enfim Londres!

And here I am....  já faz um mês e meio que estou aqui... na terra da Rainha!! E estava querendo mesmo atualizar o blog, pois ele começou quando fui passar 3 meses na Espanha... depois de dois anos, voltei ao Velho Mundo! 

Hoje está um dia chuvoso... cinza... não que isso seja raro, mas, atualmente, tenho presenciado muitos dias de sol! De verdade! Quando me falaram que Londres era chuvosa e cinza, estranhei porque quando passei por aqui, em dezembro de 2010, peguei 1 semana de sol!! Frio, mas sol... e cá estou comprovando que Londres não é assim tão cinza e chuvosa... pelo menos, até agora.

Há uma semana estive me perguntando - Por que fui inventar de estudar novamente? São tantos articles, books, seminars, que parece que me esqueci como se senta a bunda na cadeira e fica horas.. .dias.... lendo sem parar!! rsss A crise está passando. Para piorar, devo ser das mais velhas na turma e, obviamente, uma das poucas a levar mesmo o negócio a sério. A galera quer é festa, pub, turismo, beber, beber, beber... 

Londres é intrigante... nos atrai porque aqui podemos nos "fantasiar" do jeito que bem entendermos, ou seja, podemos sair de calça laranja, blusa azul, lenço prateado e chapéu de palha que ninguém (a não ser os turistas) vai olhar pra você e te julgar por isso. Eu sei.... claro... por que alguém se vestiria dessa forma? A mensagem é que você pode ser quem e o que quiser aqui, sem se preocupar com olhares curiosos e maldosos. Ao mesmo tempo, se você cair morto no metrô, ninguém vai fazer nada também. É sério, ouvi isso de um inglês ontem!! Pode ser que ele tenha exagerado, mas já ouvi estórias de estudantes que foram cercados dentro do metrô por estranhos e ninguém nem olha! Claro, as pessoas fingem que não vêem..  todo lugar tem seu lado bom e ruim, não é mesmo?

Tentarei atualizar o blog, mas como tenho muitas leituras para colocar em dia, não prometo. Hoje vou ao restaurante do Jamie Oliver em Covent Garden. Está mais para bistrô. Dizem que a comida não é nada de mais, mas....... é do Jamie Oliver!!!!! Quem sabe nao dou a sorte de topar com ele por lá e perguntar porque ele mente no livro quando diz que as comidas podem ser preparadas em 15 minutos (Jamie Oliver - Reifeições em 15 Minutos)????!!!!

Bjos!!!!!